Educação de Jandira realiza capacitação para Conselheiros do CAE

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é responsável por acompanhar e avaliar a qualidade da alimentação escolar.

A Secretaria Municipal de Educação de Jandira (SMEJ), realizou no último dia 24 de Fevereiro, uma capacitação aos conselheiros eleitos para compor o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) durante os próximos 4 anos.

A abertura da capacitação foi feita pela Secretária de Educação, Marta Cesario Vieira, que agradeceu a disponibilidade dos conselheiros, que são voluntários, para realizar um trabalho essencial no desenvolvimento das crianças matriculadas na rede municipal de ensino, ressaltando o compromisso da Secretaria da Educação na promoção de uma alimentação escolar saudável e bem preparada.

Após a abertura, a  Nutricionista e assistente de captação de recursos, Sueli A. da Silva, assumiu a apresentação da capacitação, introduzindo conceitos sobre a missão do CAE e também do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Antes da capacitação ampliar o debate sobre o CAE e PNAE, o Departamento de Nutrição da Secretaria de Educação, representado pelas Nutricionistas Daniella Xavier Silva e Isis Azevedo Silva, realizou a apresentação do trabalho desenvolvido pelo departamento, destacando algumas realizações como: os Treinamentos e acompanhamentos realizados junto às merendeiras e, também o trabalho de conscientização sobre a importância do aumento no percentual de alimentos orgânicos na alimentação escolar.

A capacitação também contemplou o detalhamento sobre a criação e importância do Plano Nacional de Alimentação Escolar, destacando suas diretrizes e valores repassados pelo Governo Federal para a Alimentação Escolar.

Após a explicação sobre o processo de um chamamento público e licitação, os conselheiros foram apresentados ao processo de logística que ocorre desde a chegada do alimento nas escolas, passando pelo preparo e, por fim, a forma que hoje a merenda é servida.

Após a capacitação o novo Presidente do CAE, Edson dos Santos, destacou a importância do evento:

"Foi um momento muito importante para todos nós, conselheiros, pois sei que nós assumimos uma importante missão ao trabalhar pela melhor alimentação escolar” afirmou Edson.

Jornalista Samuel Reis - MTB: 0087917/SP