Educação de Jandira realiza formação para seus gestores

A formação foi direcionada à Supervisores, Diretores e Coordenadores que compõe a equipe da Educação municipal de Jandira

Após diversas formações para os docentes da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação de Jandira está realizando uma formação direcionada aos integrantes da equipe gestora da Secretaria de Educação e das Escolas.

A formação foi dividida em dois momentos, sendo que, no primeiro foram apresentados os conceitos necessários no planejamento para solução de problemas apresentados nas unidades escolares, enquanto que no momento seguinte, os integrantes da equipe gestora das escolas puderam colocar em prática os ensinamentos, aplicando-os no Plano de Ação de suas escolas.

O evento teve como tema central o “uso de indicadores de qualidade e Plano de Ação”. A primeira preletora foi a Profª Marilu, que apresentou a metodologia PDCA (Planejar, executar, avaliar e agir) e seu uso no desdobramento de ações colocadas no Plano de Ação das escolas. A Professora destacou a importância de identificar as “causas raízes” (motivos) dos problemas apontados.

O segundo preletor foi o Prof. Robson, que tratou sobre os Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil e sua relação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Durante esta apresentação houve o debate sobre a importância da Gestão Democrática, autoavaliação, além de outros parâmetros essenciais na formulação e implementação de soluções para problemas identificados nas unidades escolares.

Finalizando a primeira etapa da formação, a última preletora, Professora Célia, tratou dos parâmetros relacionados ao ensino fundamental, destacando a importância do: trabalho coletivo, utilização das ferramentas disponíveis por meio da tecnologia da informação e da descrição das etapas do processo, com destaque para identificação da “causa raiz” dos problemas identificados.

Na segunda etapa da formação, os gestores foram divididos em três grupos, onde cada escola, com seu Plano de Ação em mãos, teve a oportunidade de refletir sobre os conteúdos aprendidos, utilizando-os no processo de aprimoramento do documento inicialmente construído.

De acordo com a Secretária de Educação, momentos de formação, são essenciais na busca pela excelência no ensino em Jandira:

“São momentos como o realizado nesta manhã que permitem a evolução da nossa educação a partir do conhecimento”, afirmou a Secretária Marta Cesario Vieira.

""

Jornalista Samuel Reis - MTB: 0087917/SP