GCM de Jandira realiza palestra sobre Bullying, em EMEB da cidade

Na palestra, o GCM utilizou a música como um dos instrumentos contra o preconceito.

Após identificar o aumento nos casos de Bullying na escola, a direção da EMEB João Batista Soldé, pediu que a Guarda Civil de Jandira (GCM) realizasse uma palestra com orientações sobre esta temática.

Após a solicitação da direção da escola ser referendada pela Secretaria Municipal de Educação, o Comando da GCM recebeu a demanda pelos GCMs Nunes e Estevan, e encaminhou o Guarda Clóvis para a realização desta palestra com orientações contra qualquer tipo de preconceito.

A palestra foi realizada na tarde do dia 08 de dezembro de 2021, sendo que a palestra sobre Bullying e Ciberbullying, foi assistida por cerca de 200 alunos do 4º e 5º ano.

O GCM Clóvis tratou com seriedade o delicado assunto sobre a prática de atos de violência física e psicológica no ambiente escolar. Sendo músico, o GCM em questão utilizou desta ferramenta para propiciar momentos de interação e reflexão Uma dessas reflexões foi apresentada ao tocar a música clássica Ave Maria de composição de Johann Sebastian Bach e Charles Gounod, o ponto de reflexão desta música esta no fato de um dos autores (Bach) ser evangélico, enquanto que o outro (Gounod) era católico, ou seja, apesar de religiões distintas ambos trabalharam juntos para construção de uma das maiores obras primas da música mundial.

Além de Ave Maria, outras músicas da cultura mundial relacionadas ao tema da tolerância e do respeito à diversidade, foram entoadas, com a devida explicação sobre a importância de não praticar qualquer tipo de preconceito.

Tal ação, além de contribuir para uma maior aproximação da GCM junto aos alunos, representa valiosa contribuição na construção da paz e harmonia no ambiente escolar.