EMEB Moisés Cândido Vieira destina mais de 1 tonelada de itens para reciclagem

Os resultados são provenientes de um projeto de reciclagem desenvolvido, neste ano, na escola

 

Atendendo ao sexto inciso do artigo 225 da nossa Constituição Federal de 1988, a Secretaria de Educação, incentiva que as escolas municipais de Jandira, desenvolvam projetos que tem a “finalidade de promover a educação ambiental e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”. Dito isto, a EMEB Moisés Cândido Vieira desenvolveu o projeto “Reciclando para o Futuro”, projeto este que tem trazido importantes resultados, que aqui descreveremos.

No Projeto  em questão, os alunos do 1º ao 5º ano são apresentados a informações que os fazem repensar as questões relacionadas ao meio ambiente, fazendo com que eles entendam a importância do uso consciente dos recursos naturais e o papel da reciclagem para que materiais já utilizados possam ser reutilizados.

Dentro do projeto, são apresentadas as cinco cores básicas e seus itens correspondentes. (Verde=vidro, Amarelo=metal, Azul=papel, Vermelho=plástico, e Marrom=orgânico). Após a apresentação das cores, os alunos são incentivados a trazerem para o “canto da reciclagem” itens que já foram utilizados, que são pesados e contabilizados para a sala do aluno.

Com a parte de conteúdo apresentada, os alunos da EMEB Moisés Cândido Vieira, passaram a participar de uma competição para ver qual sala teria a maior arrecadação de materiais recicláveis.

Para surpresa de todos, o projeto teve como resultado 1,350 tonelada de materiais recicláveis arrecadados, o que trouxe para a escola o equivalente a R$311,00, que serão revertidos em melhorias para os próprios alunos.

Como premiação para a turma que teve o melhor desempenho no período da gincana, a escola ofertou um cine pipoca a todos os alunos da sala.

No mês de Março 5º ano A e o 2º ano B,  foram a sala vencedora, no entanto, o mês de Abril já começou e, novamente a gincana foi reaberta, aguardando novos resultados satisfatórios não apenas aos alunos, mas também à toda a sociedade.

De acordo com a Secretária de Educação, Marta Cesario Vieira, trabalhos como o realizado na EMEB Moisés Cândido são instrumentos importantes na construção de uma sociedade mais consciente quanto às questões relacionadas ao meio ambiente:

“São trabalhos como este que serão responsáveis pelo desenvolvimento de uma sociedade responsável com o meio ambiente, e isto é o que nós desejamos” afirmou a Secretária de Educação.

 

"""

--

Jornalista Samuel Reis - MTB: 0087917/SP