EMEB Vivico Pereira realiza ação contra o trabalho infantil

O evento de fechamento da ação, aconteceu na última sexta-feira (26)

 

Conforme já anunciado pela Secretaria de Educação de Jandira, estão sendo realizadas diversas ações, principalmente junto aos aos alunos do 5º ano, relativas aos direitos da criança, com especialidade na erradicação do trabalho infantil.

Na última sexta-feira (26), o destaque ficou por conta de uma bela apresentação realizada na EMEB Vivico Pereira, que descreveremos aqui.

O evento, que teve a abertura da Secretária de Educação Marta Cesário Vieira, contou com uma boa presença da comunidade escolar e foi marcada pela apresentação de uma peça de teatro, poemas e cartazes.

A primeira cena da peça, retratava uma professora (protagonizada pela aluna Lavínia) que ensinava seus alunos a definição de trabalho infantil e a importância do comparecimento diário na escola.

O segundo momento apresentado, retratava um aluno que estava em trabalho infantil, no horário da aula. Já o último cenário trazia a professora, junto a gestão da escola, transmitindo aos pais da criança uma mensagem contra o trabalho infantil.

Um dos momentos mais emocionantes da apresentação, foi quando os alunos recitaram um poema construído por eles, que dizia:

Criança não trabalha

Somos contra o trabalho infantil

Isso é fácil compreender

É direito da criança ler e escrever

O brincar também é um direito da infância

A criança precisa aproveitar esse momento

Com seu jeito inocente

Encanta muita gente!

Diga não à exploração

Podemos denunciar

Vamos zelar pela vida dos pequenos

Antes que seja tarde...

Vamos observar ao nosso redor

E preocupar-se com um mundo melhor

Vamos unir forças

Contra o trabalho infantil

O único trabalho de uma criança

É o escolar!

Por isso desde já

Vamos às crianças ajudar

Poema coletivo, 5º A Profª Márcia Souza

 

Com ações como esta, a Secretaria de Educação de Jandira, demonstra seu compromisso com a erradicação do trabalho infantil.

 

"""

--

Jornalista Samuel Reis