Escolas de Jandira destacam a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

A ação aconteceu entre os dias 21 e 27 de Agosto.

A semana em destaque, foi marcada por diversas ações na rede municipal de ensino de Jandira, ações estas que tinham objetivo principal, conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão social das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A maioria das escolas reservaram o sábado (27) para as apresentações. Uma delas foi a EMEB Sátiro Alves de Souza, que realizou uma ação com o slogan "Todos juntos por uma educação mais inclusiva!”. A ação contou com jogos e brincadeira como: quebra cabeça, jogo da memória tátil, exposição de pinturas feitas com a boca, maquetes do ideal de uma sala inclusiva e exposição dos registros das atividades de conscientização que os alunos realizaram ao longo da semana.

Outras escolas que aproveitaram o último dia da semana para realizar um evento, foram: EMEB Monteiro Lobato e EMEB Heneyde Storni Ribeiro. A primeira apresenta uma exposição com explicação sobre o alfabeto em Braille, tapete tátil e exposição mãos que falam. Enquanto que, na segunda, as crianças vivenciaram brincadeiras que poderiam incluir amigos com deficiência e assim puderam também simular a experiência de algumas deficiências, além de atividade com objetos sensoriais, roda de conversa, contação de história sobre o autismo e o treino da cantiga popular "Borboletinha" na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Na EMEB Francisco Tavares, que também aproveitou o último dia da semana para uma atividade aberta à comunidade, os alunos da pré-escola apresentaram a música borboletinha em  LIBRAS e os alunos do 2º Ano a música ABC da Xuxa, também em LIBRAS. Já os alunos do 3º ano construíram uma caixa sensorial e um jogo da velha especial para Pessoas com deficiência visual. Os demais alunos também fizeram dinâmicas com os olhos vendados e, por fim, também houve exposição das atividades confeccionadas durante a semana.

A EMEB Algodão Doce realizou uma palestra, junto a comunidade local, sobre o desenvolvimento infantil com foco no desenvolvimento socioemocional, linguagem, cognição e coordenação motora. E, por fim, a EMEB Floresta Encantada, além de expor as atividades realizadas pelos alunos na semana, também apresentou à comunidade local, duas palestras: uma de primeiros socorros, ministrada pelo GCM Sr. Janilson Medeiros, e outra realizada pelas integrantes do Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação: Coordenadora Luciana Cirino e Fonoaudióloga Mirian Lane.

Diversas outras escolas, como a EMEB Vivico Pereira, realizaram atividades com a comunidade escolar sobre a temática da semana, no entanto, mais do que ações que promovam a educação inclusiva, a Secretaria de Educação tem trabalhado diariamente para que a educação inclusiva aconteça de forma efetiva. Para isto, oferta, através do seu Núcleo de Educação Inclusiva, acompanhamento com profissionais qualificados, aos alunos com necessidades educativas especiais que estão na rede municipal de ensino.

"