Educação caminha para a reta final do maior ciclo de formação da sua história

O destaque da semana está sendo a formação para todos os professores da rede municipal de ensino

O ciclo de formação realizado pela Secretaria de Educação inicialmente priorizou o acolhimento de todos os seus profissionais, com foco na saúde mental, haja vista que naquele momento o Brasil estava saindo da pandemia da Covid-19.

Posteriormente as formações foram direcionadas aos gestores tanto da escola quanto da Secretaria de Educação, sendo que a formação em questão destacou conceitos necessários no planejamento para solução de problemas apresentados nas unidades escolares.

Os profissionais da alimentação escolar também participaram deste ciclo, com um treinamento de boas práticas a todos os profissionais desta área considerada essencial.

O ciclo de formação teve como um dos grandes momentos um encontro que aconteceu no mês de julho onde todos os profissionais da educação do município assistiram a uma palestra com o professor Cláudio Thebas, além de oficinas que tratavam sobre a importância da escuta, da alegria, entre outras competências que fazem a diferença na vida de todo ser humano.

O segundo semestre deste ano foi marcado pela primeira grande formação para todos os monitores, ocorrida na EMEB Maria Marques Pires, além de  novas etapas da formação junto aos gestores, que tratavam de assuntos relacionados ao planejamento e projeto pedagógico.

Chegando à reta final do maior ciclo de formação da história da Secretaria de Educação de Jandira, os dias 10 e 11 de outubro foram marcados por uma formação ministrada pela equipe da editora OPET e destinada a todos os professores da rede municipal de ensino, que abordou conceitos essenciais que estão presentes nos materiais do SEFE (Sistema Educacional Família Escola), que está sendo implementado no município.

Para finalizar o ciclo aqui destacado, neste final de ano, terá a segunda formação do ano, destinada às famílias dos alunos das escolas municipais de Jandira.

Comentando sobre o tema da matéria, a Secretária de Educação, Marta Cesario Vieira, relatou a importância da formação para a evolução da educação no município: “investir na formação dos profissionais da educação, é investir no futuro da nossa cidade”.

"

Jornalista Samuel Reis