Boas práticas para os funcionários que trabalham na produção da merenda.

A Secretaria Municipal de Educação iniciou no mês de maio de 2021, treinamento Boas Práticas, ministrado para os grupos de funcionários que trabalham nas unidades escolares. O treinamento é realizado pelo departamento de nutrição e alimentação escolar, com objetivo de capacitar  todos os funcionários que trabalham na cozinha, na produção da merenda escolar. O intuito é assegurar que todos se mantenham informados em relação às suas atribuições, conforme determinação da legislação vigente. Este ano, por conta do atual momento, da pandemia COVID-19, os treinamentos serão realizados em apenas algumas unidades escolares das EMEBs. 

Todos os funcionários seguiram as normas de segurança e os protocolos de saúde, inclusive, mantendo o distanciamento. O treinamento obedece às normativas determinadas na cartilha do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE). Seguindo as recomendações para a execução do programa nacional de alimentação escolar, com base no retorno presencial das aulas, durante a pandemia da Covid-19. Os temas foram: educação alimentar e nutricional, e segurança dos alimentos. 

O treinamento é realizado por nutricionistas e técnicas de nutrição, os quais abordaram as questões de cuidados sanitários e higienização de embalagens, alimentos, desde as superfícies e os utensílios, até as coletas de amostras, além da higiene e saúde dos funcionários. Serão mantidos também a higienização de reservatórios de água, a fim de garantir a produção de refeições com qualidade e segurança, dentro das normas sanitárias para o consumo dos alunos. Conforme determinado no artigo 19 da Portaria CVS 5, de 09 de abril de 2013.  A capacitação dos funcionários, reforça conceitos já  apresentados, garantindo à organização, produção e manipulação dos alimentos, devidamente dentro das normas de segurança sanitária.

--