Educação realiza formação em Libras direcionada aos educadores da rede municipal

O evento foi uma parceria entre a Secretaria de Educação e a editora Foccus

Na última semana, a Secretaria da Educação de Jandira realizou a primeira formação em Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), com os educadores do município. O evento, que foi ministrado no auditório da Educação, teve como intuito  apresentar os materiais didáticos que serão utilizados ao longo deste ano letivo e capacitar os profissionais no que refere-se à educação inclusiva em ambientes escolares.

O número de estudantes com deficiência auditiva matriculados na rede de ensino de Jandira cresceu ao longo dos últimos anos e a formação do professor muitas vezes não contempla os conhecimentos específicos para o acolhimento desses alunos. Justamente por isso, a Educação de Jandira está investindo nessa capacitação, visando garantir um ensino de qualidade para os estudantes desde a primeira infância. 

Durante a formação, vários aspectos relacionados ao tema foram abordados, como, por exemplo, a importância do desenvolvimento das crianças na área da comunicação, seja pela fala ou audição, além de orientações voltadas para os profissionais quando há uma suspeita de perda de audição por parte de alguma criança. 

O evento, direcionado pelos professores Victor Hugo e Amanda Ballarin, também buscou apresentar estratégias de aplicabilidade a serem desenvolvidas em sala de aula pelos docentes, com a finalidade de ofertar um ensino público de qualidade e inclusivo. 

Também foram apresentadas informações importantes, como as causas da surdez congênita e adquirida e os graus de perda auditiva, que podem variar entre normal, leve, moderada, severa e profunda.  

Por fim, ressalta-se que a reunião foi dividida em dois momentos, no primeiro foram apresentados conceitos teóricos necessários para os profissionais entenderem como auxiliar os alunos em sala de aula, e posteriormente, foram aplicadas atividades e jogos para que os participantes pudessem colocar em prática tudo o que foi ensinado na formação. 

Vale lembrar que nos últimos anos, a Secretaria de Educação de Jandira tem investido em treinamentos e programas de formação direcionados aos funcionários da rede municipal, garantindo a constante evolução da cidade.

"

--

SECOM