Educação de Jandira realiza primeira colheita em nova horta comunitária

A colheita foi resultado da nova horta comunitária que foi implantada na  EMEB Gente Inocente, que está localizada no Jardim Gabriela.

 

Após a implantação, realizada no mês de Setembro deste ano, a horta comunitária da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Gente Inocente realizou sua primeira colheita, com a presença da comunidade escolar e autoridades do município de Jandira.

De acordo com a Diretora da escola Rosilene Morais, houve a colheita de mais de 200 pés de alfaces. Uma parte desses alfaces estão sendo utilizados na alimentação dos alunos e funcionários da escola, e outra parte foi direcionada à comunidade.

A colheita contou com a presença da Presidente do Fundo de Solidariedade de Jandira, Drª Denilda, e também da Secretária de Educação Marta Cesário Vieira. As autoridades aproveitaram o momento, e comeram salada junto à comunidade escolar.

“Nosso objetivo maior é proporcionar aos alunos, pais, funcionários e comunidade do entorno, uma alimentação saudável e sem agrotóxicos.” afirmou a Diretora da escola Rosilene Morais

A Secretária de Educação, Marta Cesário Vieira, reforçou a importância da Educação alimentar e destacou a importância deste tipo de ação no atendimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, presentes na Agenda 2030. Enquanto.

A Presidente do Fundo de Solidariedade, Drª Denilda, falou sobre a relação do trabalho realizado com a saúde pública.

“Como médica, acredito que uma das medidas preventivas mais eficazes contra qualquer doença, é o cuidado com a alimentação, por isso, faço questão de prestigiar iniciativas como esta, que tem a finalidade de que, a partir da educação alimentar, as pessoas fiquem mais saudáveis.” Afirmou Drª Denilda.

Importante ressaltar que este projeto não fica apenas no fato de as crianças participarem ativamente da plantação, manutenção e colheita das verduras, mas, também é objeto de atividades pedagógicas que são realizadas em sala de aula.

 

 

--

Jornalista Samuel Reis